Na última sexta-feira (03/10), a Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Sul (ACI/CDL) esteve presente na Feira de Empreendedorismo promovida pelo Sebrae. A entidade foi representada pelo presidente Cristiano Altenburg e pela diretora Graziela Azevedo, reforçando o compromisso institucional com o incentivo ao empreendedorismo e à inovação.
O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras inspiradoras com grandes nomes do cenário nacional, como Giovanna Antonelli e Caito Maia, fundador da Chilli Beans. A feira reuniu empreendedores, profissionais e estudantes de diversas áreas, promovendo networking, aprendizado e troca de experiências voltadas ao fortalecimento dos negócios e à valorização do empreendedorismo brasileiro.
A participação da ACI/CDL reafirma seu papel de apoio ao desenvolvimento econômico local e regional, incentivando seus associados e a comunidade empresarial a buscarem conhecimento e inovação contínua.
ACI/CDL: www.acisls.com.br – O Portal do Empreendedor
Na tarde desta quarta-feira, a Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Sul (ACI/CDL), representada por seu vice-presidente, Sr. Mahmoud Amer, recebeu em sua sede os alunos do Programa Aprendiz Cooperativo 2025 /2026 COOPAR/COOPATER juntamente com o Professor Mateus Lamas Valério.
A visita teve como objetivo aproximar o ambiente educacional do setor empresarial, proporcionando aos estudantes uma vivência prática sobre conceitos de empreendedorismo, planejamento estratégico, metas, modelo de negócios e uso de inteligência artificial com cointeligência. Durante a palestra, o vice-presidente apresentou também o modelo de negócios Canvas, ferramenta amplamente utilizada no meio empresarial para o desenvolvimento e estruturação de ideias inovadoras. A atividade buscou incentivar os jovens a refletirem sobre o papel do empreendedorismo como agente de transformação social e econômica.
A ACI/CDL reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a formação de novas gerações empreendedoras, promovendo ações que estimulem o conhecimento, a inovação e a integração entre escolas e o setor produtivo local.
ACI/CDL: www.acisls.com.br – O Portal do Empreendedor
A Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) de São Lourenço do Sul marcou sua presença, nesta sexta-feira (19/09), da Ronda do CTG Sepé Tiaraju, integrando a programação da Semana Farroupilha e reforçando o compromisso das entidades com a valorização da cultura gaúcha e a proximidade com a comunidade lourenciana.
O encontro proporcionou um momento de integração entre a Diretoria ACI/CDL, empresários e comunidade, em um ambiente marcado pela hospitalidade e pela valorização das tradições que representam a identidade do povo gaúcho.
A participação da ACI/CDL reafirma o compromisso das entidades em apoiar iniciativas culturais e comunitárias, demonstrando que o desenvolvimento econômico também caminha ao lado da preservação das nossas tradições.
Acompanhe esta e outras iniciativas no portal oficial da ACI/CDL: www.acisls.com.br – O Portal do Empreendedor
Durante audiência pública realizada na última quinta-feira(21/08) na Câmara Municipal de Vereadores, a Associação Comercial e Industrial e a Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) marcou presença, sendo representada pelo Vice-presidente Mahmoud Amer, que trouxe à pauta uma reflexão estratégica sobre os desafios da mobilidade urbana no município.
Em pauta, Amer destacou que a mobilidade deve ser compreendida como um vetor essencial para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida da população. Ele defendeu a necessidade urgente de atualização do planejamento urbano, com base em uma visão integrada e de longo prazo. “O crescimento de São Lourenço do Sul precisa ser pensado de forma inteligente, considerando tanto a expansão horizontal, que envolve a ampliação da área urbana, quanto o crescimento vertical, com a melhor ocupação dos espaços já existentes. Isso exige um olhar atento para as dimensões macro, como infraestrutura viária e conectividade regional, e micro, como acessibilidade nos centros comerciais e segurança no trânsito cotidiano”, afirmou.
O vice-presidente também reforçou que toda proposta de reorganização da mobilidade urbana deve estar alinhada ao Plano Diretor do município, apoiada em estudos técnicos de crescimento econômico e demográfico. Para ele, esse planejamento é fundamental para assegurar fluidez, segurança e inclusão no tráfego urbano — especialmente nas áreas comerciais, que desempenham papel vital na economia local. Nesse contexto, Amer salientou ainda a importância de investir em educação para o trânsito desde o ambiente escolar, promovendo a conscientização cidadã e o aprendizado prático entre crianças e jovens. Segundo ele, esse processo formativo é essencial para consolidar uma cultura de respeito e segurança nas vias públicas, contribuindo para um futuro mais organizado e responsável na mobilidade urbana.
A ACI/CDL reafirmou, ainda, seu compromisso em colaborar com iniciativas que resultem em melhorias concretas para a mobilidade urbana, contribuindo para a construção de uma cidade mais eficiente, sustentável e propícia ao desenvolvimento das atividades econômicas.
Durante a manhã desta quarta-feira (13/08), a Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Sul realizou a entrega de materiais de pavimentação à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e Secretaria de Obras, reforçando a parceria e o compromisso com o desenvolvimento da cidade.
Representando a entidade, o Diretor Sr. Sérgio Holz, em nome do Presidente Sr. Cristiano Altenburg, oficializou as entregas. A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Sra. Simone Leite juntamente com seu Secretário Adjunto, Sr. Fábio Abbud, receberam o material destinado ao reparo das ruas e áreas utilizadas durante o 5º Festival de Inverno Lourenciano, garantindo melhores condições de tráfego e segurança para moradores e visitantes. Na sequência, o Secretário de Obras, Sr. José Mario Lindmann Rodrigues, também recebeu o material, que será utilizado na manutenção das vias públicas afetadas pelo fluxo intenso durante o evento.
A iniciativa reafirma o papel da ACI/CDL como parceira do poder público, não apenas na promoção de eventos culturais e econômicos, mas também no legado estrutural deixado para a comunidade lourenciana.
ACI/CDL ONLINE: www.acisls.com.br – O PORTAL DO EMPREENDEDOR