Quinta, 07 Mai 2020 18:06

BADESUL APRESENTOU AÇÕES DE MITIGAÇÃO AO COVID-19 PARA A ACI/CDL

O Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul) apresentou à Presidência da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) na tarde desta quinta-feira (07/05), através de live disponibilizada pela FIERGS, ações de mitigação do Covid-19 no Estado.

A instituição afirmou ao Presidente da entidade, Mahmoud Amer, que está engajada aos esforços dos entes públicos e privados, bem como do sistema financeiro em geral para ser agente de fomento às micro, pequenas e médias empresas.

Dentre as ações apresentadas, estão as renegociações de operações, disponibilização de recursos oriundos do próprio Badesul, BNDES, Ministério do Turismo e FINEP e operacionalização do Crowdfuding para estímulo à startups gaúchas. Confira abaixo:

- Renegociação de R$ 60 milhões referentes às parcelas de abril a setembro das empresas gaúchas com operações ativas na carteira Badesul que se enquadram na referida circular;

- Disponibilização de R$ 250 milhões de recursos próprios do Badesul para renegociação emergencial de empresas gaúchas, com operações ativas em carteira, que enfrentarem dificuldades neste período e que não se enquadram em resoluções do BNDES;

- Disponibilização de R$ 370 milhões em repasses de recursos do BNDES para atuação com linhas de capital de giro para micro, pequenas e médias empresas (ROB até R$ 300 milhões) e, também, para a continuidade dos projetos de expansão da economia gaúcha;

- Disponibilização de R$ 20 milhões de recursos de repasse do Ministério do Turismo, disponíveis através da linha de crédito FUNGETUR, na forma de capital de giro (limite de R$ 1 milhão por grupo econômico), para as empresas gaúchas que enfrentarem dificuldades neste período, e que possuam o CADASTUR;

- Disponibilização de R$ 60 milhões em repasses de recursos da FINEP, atuando com as linhas de crédito INOVACRED, para micro, pequenas e médias empresas (ROB até R$ 90 milhões), para a manutenção dos investimentos em inovação das empresas gaúchas.

Condições para pequenas empresas (com ROB de até R$ 300 milhões no exercício 2019):

- Empréstimo/Capital de Giro Isolado;

- Valores de financiamento mínimo de R$ 150 mil até o máximo de R$ 70 milhões;

- Custo Financeiro:  SELIC a.a. ou TLP a.a.  + Custo BNDES (1,25%a.a. ) + Spread (4%a.a);

- Prazo de até 24 meses de carência mais até 36 meses de amortização (total de 5 anos);

- Garantias reais imobiliárias de, no mínimo, de 1,30:1,00 (pode-se utilizar até 80% de FGI para complementar garantias).

Maiores informações podem ser obtidas junto ao site do badesul (www.badesul.com.br).